terça-feira, 13 de julho de 2010

Educar Hoje... A realidade actual do ensino...


Reflexões pedagógicas…


Educar Hoje…


Num momento de grandes transformações e de grandes inovações, a educação e a nobre tarefa educativa, têm que acompanhar o desenvolvimento das novas tecnologias e as exigências de um sistema de ensino cada vez mais exigente.

Longe vão os tempos, como dizem bastantes docentes, em que um simples VHS e a telescola, prendiam os alunos (fossem eles do infantário, básico ou secundário) ao televisor e eram sempre o mote para que os mesmos se motivassem para a escola, para a aprendizagem e para o incentivo à frequência do estabelecimento de ensino. Na actualidade, a realidade é bem diferente tanto nas zonas do litoral como nas zonas do interior do país…

Actualmente e com o aparecimento dos computadores e desenvolvimento da internet, o facto de, cada aluno poder dispor de um computador pessoal, a existência de plataformas como o DVD, a vulgarização dos VHS e demais formas de divulgação de dados e informações, levam a que as crianças e jovens comecem a ficar cada vez menos receptivas e cada vez menos atraídas para o ensino com plataformas triviais levando a que os docentes, no momento actual, se deparem com um problema de ordem motivacional levando a que muitos tenham de tentar, com arte e engenho, arranjar formas para devolver ao ensino e aos discentes o interesse pelas matérias alvo de aprendizagem.

Da criação de sites e mails de turma, plataformas electrónicas de aproximação aluno/professor, a apresentações informáticas com o essencial do que deve ser apreendido pelo discente, tudo isto são formas actuais que os docentes utilizam para cativar os discentes havendo, com tudo isto, uma questão a ser respondida: com a actual conjuntura burocrática e temporal que é exigida pela actividade docente, quando é que os pedagogos poderão levar a efeito a criação e a dinamização destas forma de ensino atraente?

Esta questão deve ter os estabelecimentos de ensino como principal motor de resposta, isto é, devem ser as escolas a promover momentos para que os seus docentes possam desenvolver estas iniciativas educativas através de reduções de cargas horárias sendo que, o tempo resultante dessas reduções fosse dispendido pelos docentes para a concretização de ideias inovadoras para o ensino. Outra forma que pode fazer com que estes meios inovadores possam “vingar”, passa por um investimento que o Ministério da Educação leve a efeito em formação informática aos docentes para que os mesmos possam ter capacidades para elaborarem aulas mais interessantes para os alunos de hoje. Porque para haverem alunos brilhantes, devem ser criadas formas fascinantes para que os mesmos possam despontar e brilhar de forma máxima…


Por: João Paulo S. Félix

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